O Núcleo Cultural Gastronômico da Acifi já planeja a segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda com mais atrações, bares e restaurantes e ampliação das oficinas e da feira de produtos de artesanatos regionais. O núcleo ainda avalia de ter um cardápio especial para cada estabelecimento, com descontos aos moradores de Foz do Iguaçu, durante a semana ou quinzena próximas do festival.
“Faremos uma pesquisa de satisfação com os estabelecimentos participantes e com o público em geral que esteve presente. Com certeza teremos uma segunda edição e vamos evoluir de dois para uma semana de atividades, para que os turistas que visitarem Foz possam prestigiar o evento”, disse o coordenador do núcleo, Ralf Smaha.
A primeira edição do festival, nos dias 14 e 15 de maio, reuniu mais 20 de estabelecimentos e mais de três mil pessoas. Todas as oficinas de gastronomia e artesanato tiveram lotação máxima. Renata Sakamoto, também do núcleo, analisou a parte das atividades de capacitação, entre workshops e oficinas, devem ser ampliadas. “Tivemos praticamente 100% das vagas ocupadas, envolvendo temas como utilização e manipulação de alimentos, gerenciamento de empresas gastronômicas e outras voltadas à produção de arte e cultura”.
Polo gastronômico
Em trâmite na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, projeto que prevê tornar a Vila Yolanda em bairro gastronômico e inserir o festival no calendário de eventos da cidade. A vila é cortada pela Avenida das Cataratas, principal corredor turístico de Foz do Iguaçu e dá acesso a vários atrativos, parques, hotéis e resorts.
A primeira edição é considerada como ponto de partida para que a região se torne mais uma estrutura turística de Foz do Iguaçu. “Fazer parte desta transformação da Vila Yolanda se consolidando como polo gastronômico da cidade e ainda agregando arte e cultura é sensacional, em especial trazer mais diversidade e variedades para o turista que visita nossa cidade”, disse Sidy Perazolli, secretária do núcleo.
O empresário Bobih Dred afirma que as parcerias e o entendimento dos bares e restaurantes trouxe também uma nova conexão entre os participantes do evento. “Teremos mais força até para trazer as pessoas que não conhecem a Vila Yolanda. Ter um pouco mais de abertura para o turismo, porque como estamos no corredor turístico mas ainda temos pouca visibilidade. Temos bastante para crescer então isso vem para agregar nesse sentido”.
O festival foi realizado pelo Núcleo Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda, com promoção da RPC. Contou com o apoio da Aaifi, Programa Empreender e Sebrae. A parceria envolveu a Rede Outdoor, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Senac, Solutudo e Uniamérica + Descomplica. O patrocínio foi do Sicoob, Panorama Cataratas e Itaipu Binacional.
Assessoria