Os paciente bariátricos de Foz estão sem realizar as cirurgias desde 2020. A presidente da Associação de Obesos e Operados Bariátricos, Sândela Lansan Dela Gerrez, conta que atualmente há aproximadamente 200 pessoas na fila esperando para fazer a cirurgia.
As cirurgias aconteciam em Curitiba e em decorrência da pandemia e problemas no hospital onde eram realizadas as operações, os pacientes iguaçuenses foram transferidos para atendimento em Cascavel para dar continuidade ao procedimento. O problema, segundo a presidente, é que os pacientes que precisariam realizar a cirurgia, agora precisam refazer todo o acompanhamento psicológico.
Um dos pacientes que foram encaminhados para Cascavel, é o senhor Josebel Amaral Sobrinho, servidor público, que tinha a cirurgia marcada para junho de 2021. E agora com a nova decisão de reiniciar o acompanhamento, terá que esperar mais dois anos para realizar a cirurgia.
Josebel conta que já chegou a pesar mais de 200 quilos e que precisa da cirurgia com urgência pois já está afastado do trabalho há um ano e sofre com dores nas articulações e dificuldade para respirar.