A Câmara Municipal de Cidade do Leste, no Paraguai, realizou na sexta-feira (20), uma sessão extraordinária para debater sobre o pedido de declaração de emergência viária, do vereador Víctor Torales, solicitando o início de um processo de recape e tapa-buracos nas principais ruas e avenidas da cidade. Um comissão foi implantada e o pedido de emergência aprovado.
Com emergência viária aprovada pelo legislativo municipal, o prefeito Miguel Prieto fica autorizado a iniciar um processo simplificado de contratação de uma empresa. Pelo trâmite licitatório normal, o processo demoraria entre quatro e seis meses.
Os vereadores aprovaram ainda, a liberação de 10 milhões de guaranis (cerca de R$ 8 milhões) para a prefeitura gastar nas obras de recape das vias: Monsenhor Rodríguez; Enfermeiras do Chaco; Adrián Jara; Conselheiro Romero, entre outras ruas que receberão apenas tapa-buracos.
O presidente do Legislativo Municipal, Pedro Acuña, disse que a declaração de emergência é “principalmente nas avenidas mais movimentadas da cidade. À medida que vemos a urgência e a disponibilidade do orçamento, podemos ampliar as avenidas, enquanto se finaliza o processo de instalação da Usina de Asfalto”, concluiu.