Representantes da Diretoria Geral de Migração (DGM) do Paraguai participaram da Reunião Bilateral Paraguai-Brasil, realizada na última quarta e quinta-feira (18-19), na sede da Administração Aduaneira do Terminal de Cargas do Km 12 (ALGESA), em Cidade do Leste. No encontro foi apresentado o projeto do Corredor Metropolitano Leste, que constitui o conjunto de obras complementares à Ponte Internacional da Integração, que unirá as cidades de Presidente Franco e Foz de Iguaçu.
O encontro foi organizado pela Diretoria Nacional de Alfândegas – na qualidade de órgão coordenador da Área de Controle Integrado (ACI) do Paraguai – em coordenação com a empreiteira responsável pelo desenvolvimento das obras.
Estiveram presentes autoridades e representantes de órgãos de fronteira dos dois países, entre eles a Diretoria-Geral das Migrações, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade de Plantas e Sementes (SENAVE), Diretoria Nacional de Transportes (DINATRAN , Diretoria Nacional da Polícia Caminera e Secretaria Nacional de Turismo.
Durante a reunião foi apresentado o avanço das obras de construção da Ponte da Integração, além dos detalhes técnicos das obras complementares em andamento pelo lado paraguaio e das que estão prestes a começar. Na ocasião, também foi abordada a situação atual do trânsito de caminhões de carga, facilitação do trânsito pela Ponte Internacional da Amizade e projetos futuros relacionados à operação de entrada e saída do território paraguaio.
Pela Migração do Paraguai estiveram presentes o Diretor do Movimento Migratório, Favio Espinoza; o Chefe do Posto de Controle de Imigração da Ponte Internacional da Amizade, Adrián Mieres; e o Chefe do Departamento de Convênios e Convênios, Rafael Orrego.