Motoristas brasileiros podem apresentar os documentos de identificação digital nos países que fazem parte do Mercosul. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), podem ser validados através de um aplicativo chamado Vio, disponível para sistemas iOS e Android.
O aplicativo, trata-se de uma parceria entre a Serpro, Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e GMC (Grupo do Mercado Comum), responsável por negociar os acordos em nome do Mercosul.
Um ouvinte entrou em contato com a Rádio Cultura, falando sobre uma determinada situação na fronteira em que o documento apresentado de forma digital não foi aceito por agentes de trânsito. Para sanar a dúvida de validação do documento digital, nossa equipe procurou o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Pierre Carvalo que confirmou que os países da Tríplice Fronteira e o Uruguai tem por obrigação reconhecer os documentos que são emitidos pelo Brasil.
O policial da união, Pierre Carvalho, confirma que a validação do documento de forma digital acontece desde 2021, e que através de reuniões do Comando Tripartite -composto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Nacional do Paraguai e Gendarmeria Nacional da Argentina – os chefes das forças de seguranças de cada um dos países reconhecem o aplicativo Vio para validar os documentos emitidos em território brasileiro.