No último sábado (14), alunos do curso de Auxiliar de Veterinária do Sistema de Ensino Profissionalizante (SIEP) participaram do primeiro ciclo de palestras organizado pela Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário, sobre o tema de maus tratos aos animais e como identificar situações suspeitas nos atendimentos.
Cerca de 30 alunos acompanharam a fala da veterinária Luciana Hugue, da Divisão de Proteção e Assistência Animal, que relatou as situações enfrentadas no município e destacou casos atendidos pelo setor neste ano, principalmente após denúncias enviadas pela Central 156.
O foco da palestra foi a psicoeducação que, segundo a psicóloga e adestradora Amanda Ramirez, pode auxiliar a identificar problemas de maus-tratos e tratá-los, segunda. O próximo encontro é nesta terça feira (17) e o último será no sábado (21). A previsão é de que cerca de 60 alunos participem.
“Através da psicoeducação, é possível transmitir aos acadêmicos do curso de Assistência Veterinária um senso maior de responsabilidade, ensinando a identificar maus-tratos no seu trabalho, no seu dia a dia e, dessa forma, prevenindo e combatendo essas atitudes”, disse Amanda Ramirez.
“Toda oportunidade de interação com estudantes para falarmos sobre guarda responsável e maus-tratos de animais é uma oportunidade de melhorar o futuro da nossa sociedade, tornando-a mais responsável e mais segura”, comentou Luciana Hugue.
Assessoria