Em 2022 completa-se 22 anos de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970 /00.
O objetivo da campanha é despertar a atenção das autoridades e da população em geral para a identificação e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. A campanha também quer incentivar as pessoas que presenciarem algum tipo de abuso ou agressão a denunciar por meio do Disque 100, ou Conselho Tutelar.
Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará uma campanha de enfrentamento a violência contra a criança e adolescente. A programão acontece partir do dia 16 ao dia 22 de maio com blitz, rodas de conversas, palestras, panfletagem, exposição, entre outros.
Confira a programação:
Porque dia 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram condenados. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/00 que instituiu o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Crianças e Adolescentes.
Com informações da Assessoria