A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (12) o Projeto de Lei 1.984/2021, dando a segunda ponte que liga o Brasil do Paraguai, o nome de Jaime Lerner, arquiteto renomado e governador do estado do Paraná entre 1995 e 2003. Agora o projeto segue para o Senado.
A iniciativa do projeto foi do então deputado federal Evandro Rogério Roman (PP-PR). No Senado, o relator foi o próprio presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu e entidades iguaçuenses se mostraram contrários contra a mudança no nome, mas nada adiantou.
Hoje conhecida como Ponte da Integração, a segunda ponte Brasil-Paraguai sobre o Rio Paraná está sendo construída desde 2019 e sua inauguração está prevista para este ano. Ela ligará Foz do Iguaçu, no Paraná, a Presidente Franco, no Paraguai. É fruto de uma parceria entre os governos do Paraná e federal e Itaipu Binacional. Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965.
Com informações da Agência Senado