As elefantas Pocha e Guillermina, mãe e filha, irão para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Atualmente elas vivem em um zoológico que está sendo desativado na cidade argentina de Mendoza.
Após um ano a história delas está tendo um desfecho. O último documento que faltava para tornar a realocação das elefantas possível saiu no dia 26 de abril e agora as duas seguem até a nova moradia. Elas saíram da Argentina na tarde do dia 07 de maio, e chegarão em território nacional pela Alfândega de Foz do Iguaçu por volta da madrugada de amanhã, 10.
Com a saída do ecoparque de Mendoza, na Argentina, a transferência das duas promete ser emocionante, pois Guillermina, com 22 anos, nunca teve contato com áreas que não fossem o cativeiro onde foi criada, além disso ela será o primeiro elefante jovem que chega ao Santuário. Pocha, sendo a mãe, possui um forte instinto materno de proteção, o que torna a relação entre elas extremamente afetuosa e, permite ao SEB, a possibilidade de realizar um resgate bastante especial.
A chegada ao Santuário deve acontecer na quinta-feira, 12. Mas as datas podem ser alteradas de acordo com as necessidades das elefantas durante o transporte da Argentina até o Mato Grosso.