O desfile cívico pelos 108 anos de fundação de Foz do Iguaçu está sendo programado para acontecer na Avenida Pedro Basso, no Jardim Polo Centro, no próximo dia 10 de junho, aniversário da cidade.
A concentração das escolas e entidades ficará em frente ao Fórum de Justiça e o desfile acontece no trecho novo da avenida, em direção a Avenida José Maria de Brito. No local serão montadas as arquibancadas e o palanque das autoridades.
O último desfile em comemoração ao aniversário de Foz do Iguaçu aconteceu em 2019, no centro de exposição Charrua, no mesmo espaço da Fartal. Em 2020 e 2021, a comemoração foi cancelada devido as restrições pela pandemia de covid-19.
O diretor de Cerimonial do Município, André Guedes, explicou que um novo local para o desfile já vinha sendo pensado no último anos, pela falta de espaço no Charrua e o trânsito na Avenida Paraná.
“Desde 2018 e 2019, estamos em busca de um novo local para o desfile de 10 de junho e consecutivamente para o 7 de setembro. A Avenida Paraná com o fluxo de veículos com aumento da frota de Foz do Iguaçu, acabou se tornando uma via já praticamente impossibilitada de realização dos desfiles. Nesse 10 de junho nós vamos fazer o primeiro teste oficial dessa via”, disse Guedes.
Ponto facultativo
Mesmo com a possibilidade do desfile, o aniversário de Foz do Iguaçu não deverá ser feriado municipal. O prefeito Chico Brasileiro (PSD) enviou para a Câmara de Vereadores um projeto em regime de urgência, transformando os feriados de aniversário (10 de junho) e do padroeiro da cidade (24 junho), em pontos facultativos.
A alteração atende a uma reivindicação da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindilojas), argumentando que dois feriados municipais no mesmo mês resultam em perdas para a economia, que vem se recuperando após dois anos de quarentena.