A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu informou que no último sábado (30), Dia D, foram aplicadas 5.758 doses das vacinas contra a gripe, covid-19 e o sarampo na cidade. O número ficou abaixo a expectativa.
Segundo a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, foi montada uma estrutura para aplicar 15 mil doses de vacinas, nas 29 unidades básicas de saúde. “É preocupante esse número. Nós como Secretaria de Saúde estamos com várias ações organizadas, queremos iniciar nesta semana a parceria com a Secretaria da Educação”, disse.
A ideia é lavar a vacina do sarampo para os centros municipais de educação infantil e escolas, que podem ser aplicadas em crianças a partir dos seis meses de idade.
No último sábado, foram aplicadas 2.639 doses da vacina contra a gripe, 1.234 do sarampo e 1.346 da covid-19. Foram aplicadas ainda, 539 doses de outros imunizantes, para atualização da carteira vacinal.
“Estamos entrando em um período delicado, que é mais chuvoso, frio, que favorece o desenvolvimento das doenças respiratórias, A influenza, a gripe, pode levar a pessoa a internação e até à óbito”, enfatizou a secretária.