O núcleo gastronômico da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) vai realizar nos dias 14 e 15 de maio o Festival Gastronômico e Cultural da Vila Yolanda. O festival vai reunir mais de 20 empresas, entre bares, restaurantes e estúdios de arte. Cada estabelecimento deve apresentar um prato novo, com inclusão de ingredientes produzidos na região, dentro do conceito da gastronomia sustentável.
Já estão confirmadas as seguintes empresas: All Brazil Tours, Benjamin Bistrô, Cantina da Bea, Casinha Laranja, Dani Aguilera, Donnaju, Eden Steak Garden e Chopperia, Empório com Arte, Hambre Empanadas, Jet Chicken, Laboratório Gastronômico, Oficina do Origami, PAS, Pátio Pomare, Tetris Conteiner Hostel, Vinho e Mente, Zeppelin Old Bar e Zeppelin Avenue.
A abertura do festival será no dia 14 (sábado) no Zeppelin Avenue, às 16h. Uma extensa programação será definida e inclui workshop, oficinas, apresentações culturais e exposição de artesanatos no comércio da Vila Yolanda e na Avenida das Cataratas, principal acesso ao bairro e principal corredor turístico de Foz do Iguaçu.
Corredor turístico
O coordenador do núcleo gastronômico, Ralf Smaha, afirma que a proposta de transformar a Vila Yolanda em atrativo turístico e polo gastronômico e cultural é das empresas localizadas na Avenida das Cataratas. Segundo ele, de forma orgânica, há 10 anos o bairro já começou receber alguns estabelecimentos de gastronomia, cultura e arte e nos últimos anos esse número se ampliou.
“Com as empresas e parcerias estratégicas, conseguimos desenvolver um planejamento estratégico, não só de eventos, mas de ações estruturantes para melhorar o acesso, o paisagismo, a iluminação e a segurança do local. A proposta é o reconhecimento da Vila Yolanda como um bairro gastronômico. Esperamos a interação dos moradores com esse ambiente e com os turistas que vem a Foz do Iguaçu”, disse.
O festival é uma realização do Núcleo Gastronômico da Vila Yolanda e conta com o apoio da Acifi e do Programa Empreender. A parceria estratégica inclui Rede Outdoor, Sebrae-PR, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Senac, Solutudo e Uniamérica + Descomplica. O patrocínio é da Itaipu Binacional e Panorama Home Center.
Assessoria