Uma equipe do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) estará em Foz do Iguaçu no início de maio, onde fará uma auditoria nos contratos e operação do transporte público coletivo da cidade, atualmente administrado de forma emergencial pela Viação Santa Clara.
Em entrevista a Rádio Cultura, nesta terça-feira (26), o coordenador de auditorias do TCE-PR, Elizando Brollo, disse que serão analisados os aspectos do contrato emergencial e o planejamento que está sendo feito para o novo contrato.
“Foz do Iguaçu merece uma atenção do Tribunal quanto ao transporte coletivo.
Toda essa a dinâmica que está acontecendo é levada em conta pela auditoria, desde o contrato anterior, o contexto do contrato anterior que teve a caducidade declarada, o contrato atual que é emergencial e também o que a prefeitura está fazendo para o novo contrato, que ela obviamente é brigada a fazer. Então é um contexto todo que precisa ser avaliado, para que a gente possa ter uma dinâmica e uma foto da realidade de Foz do Iguaçu, no tocante do transporte coletivo”, disse Brollo.
O coordenador explicou ainda, que além e aspectos administrativos, também será avaliada a mobilidade urbana no contexto do transporte.
“O importante e que todos nós precisamos considerar, é a continuidade do serviço. O Tribunal vai avaliar o que de fato está acontecendo e quais as medidas, e quais encaminhamentos, a partir desta situação encontrada. A partir disso vamos propor os encaminhamentos para que se possa resolver essa situação”, explicou.
O TCE-PR fará uma análise técnica da situação encontrada, de acordo com o levantamento que será realizado junto à prefeitura. Entre os pontos, os auditores avaliarão se está sendo levado em conta no planejamento do novo contrato a participação da população, que utiliza o serviço de transporte.