A Diretoria de Obras e Urbanismo da cidade paraguaia de Presidente Franco, apresentou o projeto de remodelação do Espaço do Marco das Três Fronteiras, que agora deverá ser analisado pela Junta Municipal e sociedade local.
A obra estimada em 5 milhões de dólares, pretende ser um atrativo para a cidade da tríplice fronteira, que logo ganhará uma passagem própria para Foz do Iguaçu, através da Ponte Internacional da Integração, que deverá ser concluída até o final deste ano.
Com a revitalização do espaço, a prefeitura de Presidente Franco pretende atrair uma porcentagem dos milhões de turistas que visitam anualmente Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, na Argentina.
Além da revitalização do Marco, o projeto conta com um museu mitológico, um mirante panorâmico, praça de alimentação com vista para o rio e espaço de artesanato e comércio local.
“O que buscamos é que o turista tenha uma experiência do Centro de Recepção até o mirante, em um espaço de 400 metros. Uma vez acessado, você tem cerca de 300 metros para chegar ao Museu Mitológico onde está prevista a instalação de um trem elétrico através de um percurso temático. Buscamos difundir a mitologia Guarani que compartilhamos com as três nações da região”, disse Cristian Ortiz, secretário de Obras de Presidente Franco.
Presidente Franco divide com Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, o encontro entre os rios Paraná e Iguaçu, que dividem o mesmo espaço entre Brasil, Argentina e Paraguai. No mesmo local, está sendo construída a segunda ponte entre Brasil e Paraguai, entre Foz e Franco, que já chegou a 82% de execução.