A partir de hoje (20), os trabalhadores nascidos em janeiro receberão até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.
Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Os 42 milhões de trabalhadores que receberão o dinheiro deverão ficar atento, o pagamento cairá na conta digital de forma automática e caso tenha dados incompletos que impeça a abertura da conta digital, terá que pedir a liberação dos recursos.
O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.
Consulta
Para saber se receberá o dinheiro ou se precisará pedir o saque, o trabalhador precisa fazer consulta, que pode ser feito tanto no site fgts.caixa.gov.br ou aplicativo FGTS. No site é informado a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática. O aplicativo tem mais funcionalidades, como a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital, o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.
Retirada
Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso não sejam gastos, retirados ou transferidos para a conta corrente.
O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia, correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.