A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu ampliou o sistema de atenção dado aos moradores do Condomínio do Idoso, em Três Lagoas. A equipe de nutricionistas do distrito Nordeste realizou nesta quarta-feira (20), uma roda de conversa sobre alimentação saudável.
De acordo com a gerente de Doenças crônicas e linha de cuidados, Janice Braun, o trabalho começou na última semana, com a atualização do cadastro dos idosos com medidas de circunferência, peso, aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
“Era essencial termos uma noção real de como era a quadro nutricional dos idosos antes de elaborarmos uma estratégia de ação eficaz, para que as rodas de conversa fossem proveitosas e dentro desse cenário”, afirmou.
Durante a conversa, as nutricionistas responsáveis apresentaram opções balanceadas para a montagem de refeições, principalmente com produtos que podem ser comprados a preços acessíveis.
“Para comer bem, não é preciso gastar muito. O sobrepeso é um risco muito grande para pessoas idosas, então é mais do que necessário ter uma dieta regrada, sem precisar gastar mais”, completou Janice.
Atenção especial
Dona Terezinha de Andrade, de 63 anos, elogiou o acompanhamento com os profissionais de saúde para melhorar o cuidado que ela já mantém com a alimentação.
“Eu sempre cuidei do que eu como, porque tem muitas pessoas obesas na minha família, então eu também tenho essa facilidade para engordar. Muito bom descobrir as combinações que posso fazer e como deixar ainda melhor”, disse.
Além de cuidar da alimentação, dona Terezinha é frequentadora assídua da Academia da Terceira Idade do condomínio e a primeira a chegar para as oficinas de alongamento, coordenadas pela equipe de fisioterapia da Secretaria de Saúde.
“Gosto de participar de tudo o que realizam. Muito bom saber que temos esse cuidado especial vindo da Prefeitura, sempre feito com pessoas atenciosas e que melhoram a nossa vida aqui”, frisou.
“A linha de atenção com os idosos é uma das áreas mais importantes da pasta, baseada não só na melhoria das atividades ofertadas no condomínio, mas também trabalhando para que esses idosos aproveitem a comunidade de forma ampla e convivam com a rotina dentro do bairro”, explicou a secretária de Saúde, Jaqueline Tontini.
Assessoria