O novo sistema de estacionamento rotativo de Foz do Iguaçu deverá entrar em funcionamento até o final do próximo mês de maio, informou o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans.
O sistema de pagamento do estacionamento por parquímetros foi desinstalado em dezembro do último ano, após três décadas de funcionamento na cidade. No lugar, será implantado um sistema eletrônico, por meio de aplicativo de smartphone.
Desde o final de 2021, não está sendo cobrado o estacionamento nas ruas centrais, da Vila Portes e Vila A. Durante esse período, as orientadoras de trânsito receberam um treinamento para informar a população sobre as mudanças que serão implantadas.
O diretor-superintendente do Foztrans, Licério Santos, informou que além do fim das máquinas dos parquímetros, também não será mais utilizada a marcação numéricas nas calçadas, referentes às vagas. “Não há necessidade da pessoa estar procurando parquímetro para fazer sua validação, isso é tudo eletrônico através de aplicativo. A segunda grande mudança é a forma de fiscalização, a evolução tecnológica, porque estava bem obsoleto aquele sistema anterior e trazia um alto custo”, disse.
A fiscalização será feita através de um veículo com câmeras, que passará scaneando as placas dos veículos. Se não tiver pago a vaga ou passado do tempo, a multa será gerada automaticamente.