Iniciativa educacional da Itaipu e do PTI forma técnicos em reciclagem de resíduos orgânicos

O curso integra as ações do Programa de Gestão de Resíduos desenvolvidas nos 55 municípios da área de abrangência do reservatório da Itaipu Binacional.

Metodologia da “TV de compostagem” foi utilizada no curso. Foto: Divulgação EIS/PTI-BR

O curso “Reciclagem de Resíduos Orgânicos”, desenvolvido pela Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS), acaba de formar sua primeira turma. A formação, destinada a técnicos que atuam nas Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) nos 55 municípios área de abrangência do reservatório da usina de Itaipu, é um passo importante para transformar passivo ambiental em renda.

A EIS, iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), criou o curso com o objetivo de apoiar a implementação de programas de reciclagem de resíduos orgânicos nas esferas municipais, visando a sustentabilidade econômica das UVRs e a destinação ambientalmente correta de restos de alimentos, grama, folhas, podas de árvores e outras matérias compostáveis.

De acordo com a gestora do Programa de Gestão de Resíduos da Itaipu, Leilane Soares, a iniciativa amplia o cardápio de capacitações que são ofertadas para os técnicos que, por sua vez, repassam os aprendizados para os catadores e outros atores que compõem as UVRs.

“Nosso desafio agora é colocar em prática as técnicas de compostagem e disseminar conhecimentos para implementação nos munícipios”, afirmou a gestora, enfatizando, ainda, que as ações com resíduo sólidos secos já estão bem encaminhadas e gerando bons resultados.

Oficina de Compostagem
A formação foi dividida entre atividades teóricas (na modalidade de Ensino a Distância) e práticas, incluindo uma Oficina de Compostagem, desenvolvida presencialmente, na qual os alunos puderam colocar a “mão na massa”, literalmente.

Para a Oficina, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO), Júlio Maestri, foi utilizada a metodologia “TV de compostagem” – que consiste em um recipiente de vidro transparente que permite a visualização do passo a passo para a disponibilização correta dos insumos necessários para reciclagem dos resíduos orgânicos em uma composteira.

A oficina contou com 61 participantes que se dividiram em duas turmas: a primeira se reuniu em Capitão Leônidas Marques, enquanto o outro grupo desenvolveu a atividade em Santa Terezinha de Itaipu.

Para Guilherme Oliveira, educador ambiental da Gestão de Resíduos em Foz do Iguaçu, o curso serviu como um princípio norteador “que pode ser replicado com a população do município”.

A oficina já está rendendo frutos na Rede Municipal de Ensino de Catanduvas, onde a educadora Claudia Maziero compartilhou seus conhecimentos e está apoiando a implantação de composteiras na Escola Municipal Professor Valentim Bernado Thisen e na Escola Estadual Thomaz Pereira dos Santos. O processo de alimentação da composteira está sendo feito pelos alunos, toda sexta-feira, usando resíduos orgânicos das próprias instituições.

Parcerias
O programa de Gestão de Resíduos da Itaipu mantém uma importante parceria com os municípios da região Oeste do Paraná, área de abrangência da usina, para o desenvolvimento das ações locais.

O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Maxuel Scapini, reconheceu a importância de mais uma ação em conjunto entre as instituições, reiterando as expectativas para um futuro em que “a compostagem deve gerar mais empregos, girar a economia e trazer ganhos ambientais”.

Paulo Sergio Ruppenthal, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Santa Terezinha do Itaipu, explicou que a estratégia na cidade será “iniciar a implantação de um projeto de compostagem através das escolas”.

Escola Internacional para Sustentabilidade
A EIS é uma iniciativa educacional resultado de um convênio entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), sob gestão da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu e do Núcleo de Inteligência e Gestão Territorial, que integra o Centro da Inteligência e Gestão Territorial do PTI.

A Escola disponibiliza uma série de formações sobre diferentes temáticas relacionadas a sustentabilidade tanto para o público externo quanto para técnicos e parceiros da Itaipu e do Parque Tecnológico.

Itaipu Binacional

Sair da versão mobile