A Polícia Federal prendeu na última segunda-feira (11) um senegalês utilizando documentos falsos para obtenção de passaporte brasileiro no posto em Foz do Iguaçu.
No dia 29 de março, o africano foi até o posto da Polícia Federal, portando seus documentos pessoais para dar entrada no pedido do passaporte brasileiro. Após análise do processo de requisição do documento de viagem, os policiais conseguiram identificar falsificação da Portaria de Naturalização, constatando assim que o requerente não possuía a condição de brasileiro naturalizado e, assim, não teria direito ao passaporte nacional.
Além da falsificação, os policiais constataram que os demais documentos apresentados também não teriam validade, uma vez que foram obtidos a partir da Portaria adulterada.
Os policiais federais aguardaram a data marcada para a retirada do passaporte e na tarde de segunda-feira (11), ao chegar no posto para retirar o passaporte, o senegalês recebeu voz de prisão. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura de flagrante.
As investigações já estão em andamento para identificar todos os envolvidos neste esquema de obtenção irregular de passaporte brasileiro, já que trata-se do segundo indivíduo de mesma nacionalidade a utilizar o mesmo modus operandi no posto da PF em Foz do Iguaçu.
Fonte: PF/Foz