Na tarde desta quarta-feira (06), policiais federais efetuaram uma prisão em flagrante, no posto de emissão de passaportes em Foz do Iguaçu/PR, de um senegalês que havia apresentado documento falso para a obtenção de passaporte brasileiro.
O estrangeiro, que havia chegado no posto no início da tarde, apresentou uma cópia impressa de uma edição do Diário Oficial da União (DOU), onde constava seu nome e a concessão de nacionalidade brasileira, além de outros documentos pessoais como título de eleitor e certificado de alistamento militar.
Como há alertas de fraudes no processo de emissão de passaportes nacionais, praticados por indivíduos oriundos do Senegal, em diversos postos da PF no país, com a mesma forma de atuação, os policiais decidiram por realizar algumas diligências para validar tais documentos apresentados pelo estrangeiro.
Ao verificar a versão original do DOU, os policiais constataram que a cópia impressa apresentada era falsa e, como para emitir documentos pessoais há a necessidade de apresentar o DOU com a concessão de naturalização, os demais documentos apresentados tem fortes indícios de também serem falsos.
Com a confirmação da falsidade constatada do documento, os policiais federais deram voz de prisão ao senegalês e encaminharam-o para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, onde foi realizada a lavratura do flagrante e a adoção das demais medidas judiciais.
CS/PF/Foz
cs.foz@pf.gov.br
Disque-Denúncia
(45) 99116-8691 (telefone/Whatsapp)