O Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor de Foz do Iguaçu (Procon-Foz), informou que recebeu 175 reclamações de usuários do transporte coletivo que não conseguiram a devolução dos créditos do Cartão Único.
A empresa encerrou as atividades no início do último mês de março, quando Consórcio Sorriso deixou de operar o transporte coletivo na cidade. Desde então, usuários tentam reaver os créditos da tarifa.
A chefe do Procon-Foz, Claudinéia Pliacekos, informou que essas reclamações foram registradas em uma espaço habilitado no site da prefeitura de Foz do Iguaçu. Ela explicou que quando o transporte atuava sobre efeito de liminar da Justiça a empresa não poderia ter colocado os créditos. “O Cartão Único estava comunicando a população que poderia voltar a colocar os créditos, que não teria problema nenhum”.
Claudinéia explicou ainda, que pelo princípio da solidariedade, dentro da relação de consumo, tanto o Consórcio Sorriso quanto o Cartão Único serão notificados.
Após o recebimento da notificação, as empresas tem até 20 dias para apresentar defesa. Nessa notificação constará a quantidade de pessoas e de créditos em cada cartão.
Se mesmo após esse período o Cartão Único não entrar em acordo com os consumidores, o caso será judicializado.