Em sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, informou que o Brasil ganhou mais de 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. O número é um aumento expressivo na busca pela emissão do primeiro título por parte dos jovens.
Os números mostram um crescimento de 27,6% se comparado a fevereiro, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para votar. Em março, entre os dias 14 e 18, o Tribunal realizou a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. E o incentivo funcionou: em dois dias, foram emitidos mais de 90 mil novos títulos.
Entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos: foram 158.947 novos documentos concedidos em março.
Para emissão e regularização do Título de Eleitor o TSE desenvolveu de forma eletrônica o Título Net, um portal para os brasileiros consultarem sua situação eleitoral, quitar dívidas ou emitir o título de eleitor, o portal está disponível no site do TSE (https://www.tse.jus.br/) no lado direito da tela.