Após dois anos de pandemia da covid-19, a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, deixou o cargo. A então diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, assume a pasta a partir desta sexta-feira (01).
Na transmissão de posse, realizada na noite desta quinta-feira (01), Rosa Maria Jerônymo fez uma breve prestação de contas dos 15 meses que ficou à frente da maior pasta do município. A valorização das mulheres na gestão municipal, com a transmissão do cargo para uma colega também servidora pública, foi evidenciada na solenidade.
Sobre o tempo à frente da Secretaria de Saúde, Rosa Maria, que é psicóloga e servidora pública, disse ter sido “o maior desafio da minha vida”. Ela coordenou as ações de enfrentamento à covid-19 no pico da pandemia na cidade, quando os casos chegaram a mais de 300 por dia e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal chegaram a 100%, precisando adaptar estruturas.
Em boa parte dos desafios, principalmente relacionados à pandemia, Rosa teve uma colega e diretora muito parceira, “Jaqueline foi gigante. Sempre estava pronta para enfrentar qualquer adversidade”, contou. A diretora de Atenção Básica assume agora o desafio de gerenciar a Secretaria Municipal de Saúde.
“Irei cumprir o meu papel e quero realizar muitos trabalhos, e implementar grandes ações para que a saúde em Foz seja a cada dia melhor. E vamos conseguir, porque temos uma equipe engajada, preparada e competente para isso”, ressaltou Jaqueline.
Currículo
A primeira experiência de Jaqueline no serviço público foi em 2005, quando fez parte do quadro de estagiários do Diário Oficial. Ela é formada em fisioterapia, com especialização em Ortopedia e Traumatologia. Também é tecnóloga em processamento de dados e, atualmente, graduanda em Gestão Pública. Ingressou na Prefeitura de Foz por meio de processo seletivo simplificado em 2018 e, em 2019, entrou como servidora através de concurso público para fisioterapeuta.
Atuou no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), onde permaneceu até 2019. Foi diretora da Assistência Especialidade entre 2020 a 2021. Desde 2021, atuava como Diretora de Atenção Primária.
Com informações da PMFI