O prefeito paraguaio Miguel Preito, de Cidade do Leste, disse que irá expulsar a Patrulha Caminera, da cidade. A manifestação se deve as inúmeras denúncias de cobranças de propina da polícia responsável pelas rodovias do país.
Prieto falou ainda, sobre o mal estado de conservação da rodovia PY02, que corta a cidade e que é de responsabilidade do Ministério de Obras Públicas, dizendo que fará as obras necessárias na via e que depois “expulsará” a Patrulha da cidade.
O prefeito questionou ainda, o porque de a Patrulha utilizar radares móveis e não fixos, citando como exemplo o Brasil. “Pela simples razão de que no Brasil ou em qualquer país sério, o objetivo é reduzir a velocidade, por isso só tem radares fixos e placas de alerta: radar de alerta a 500 metros, radar de alerta a 300 metros e assim por diante. O objetivo é reduzir a velocidade por meio de semáforos e radares fixos. No Paraguai: o objetivo não é desacelerar. O objetivo é multar”, disse.
Miguel Prieto lembrou que a Patrulha Caminera utiliza uma área do município, que deverá ser devolvida. Em contrapartida, prometeu contratar mais agentes municipais para fazer o trabalho de fiscalização de trânsito. “Estamos contratando mais 20 novos policiais municipais de trânsito para fiscalizar a Caminera“.