O outono começou no dia 20 de março e com ele se iniciaram as previsões para uma das épocas mais inconstantes do ano segundo previsões do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Neste trimestre, a temperatura média do ar deve ficar próxima à média climatológica havendo previsão de variações bruscas na temperatura do ar ao longo da estação, com alguns dias muito frios intercalados com períodos aprazíveis e até mesmo formação de geadas.
No Paraná, o outono se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causado pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. O Aumento dos intervalos entre as chuvas está associado à passagem das frentes frias. Maio costuma ser o mês mais chuvoso
Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a redução das temperaturas e períodos frios.
A partir da primeira semana de maio, o Simepar, em parceria com o IDR – Paraná, emite as previsões de geada para todas as regiões do Estado por categorias de intensidade fraca, moderada ou forte com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, bem como nas redes sociais e veículos de comunicação.