O enfrentamento à discriminação e a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial estão sendo debatidas nesta sexta-feira (25), durante a 2ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, é organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e reunirá representantes de classe e membros da sociedade civil organizada. O tema central é: “Enfrentamento ao racismo e as outras formas correlatas de discriminação étnico-racionais e de intolerância religiosa: Política de Estado é responsabilidade de todos nós”.
Para a presidente do conselho, Ilsy Adriana Galvão, a conferência é uma oportunidade de ouvir as demandas e debater ações para a efetivação do respeito, da proteção e concretização de todos os direitos humanos. “O principal objetivo da conferência é dar voz as demandas da sociedade. Vivemos em um país que não se reconhece racista, mas que mata negros todos os dias. Temos problemas étnicos fortíssimos que marcam a população negra. Precisamos garantir acessos a uma educação de qualidade, à saúde e lutar pela igualdade social e econômica”, afirma a presidente do conselho, Ilsy Adriana Galvão.
Segundo ela, através dos encontros é possível avançar em diversas pautas que envolvem o enfrentamento ao racismo. “O conselho foi criado em 2019 através de uma demanda da conferência de 2017. A pandemia limitou nossas mobilizações, mas conseguimos avançar em diversos aspectos. Recebemos denúncias que foram combatidas, fizemos parcerias para a promoção de cursos com a Unila e o incentivo à promoção do trabalho com meninos e meninas negras, e com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, implementamos políticas públicas que asseguram nossos direitos”, informou.
Além dos debates, a conferência irá eleger os delegados que participarão dos eventos a nível estadual e nacional. Também serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.