O governador Ratinho Junior pode decretar já na próxima semana, o fim da obrigação do uso de máscaras em locais fechados no Paraná. A decisão poderá ser tomada de acordo com o monitoramento de contágios de covid-19 pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
No dia 16 de março, o estado desobrigou o uso de máscara em locais abertos, após a aprovação de uma lei pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que passou a decisão ao governo.
Segundo Ratinho, desde a flexibilização “nenhuma alteração do número de infectados foi detectada”.
“Nós estamos torcendo, e a princípio, pelo que vem sendo monitorado, não está tendo nenhum tipo de aumento [dos casos]. Isso é um sinal para que a gente possa, na semana que vem, se a Sesa assim entender e os números continuarem em declínio, a gente possa fazer a liberação total das máscaras”, disse Ratinho Junior, durante uma coletiva de imprensa em Curitiba.
Casos
Na quarta-feira, a Sesa divulgou mais 2.209 casos e 28 mortes em decorrência da covid-19. O boletim divulga que há 57 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados em leitos SUS.
Os pacientes que foram a óbito residiam em Ponta Grossa (10), Curitiba (3), Maringá (2), Londrina (2), Telêmaco Borba, Tamboara, Prado Ferreira, Pitanga, Pinhais, Laranjal, Irati, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Colombo e Arapongas.