A Receita Federal apreendeu na última terça-feira (22), mais de 500 ampolas de toxina botulínica em um carro, na PR-323, em Londrina (PR). Após análise de risco, a Receita Federal identificou um veículo proveniente da região de fronteira com atitude suspeita e se deslocou até o local para realizar a abordagem. Uma revista foi feita e foram localizados eletrônicos e mais de 500 ampolas de toxina botulínica na porta do condutor e no porta-malas do veículo.
As ampolas com a toxina, conhecida popularmente como botox, estavam envoltas em sacolas plásticas com gelo em gel para amenizar a alta temperatura do automóvel. Os produtos foram estimados em mais de R$ 150 mil.
O armazenamento em temperatura inadequada é apenas um dos problemas decorrentes do comércio ilegal do produto, geralmente usado em procedimentos estéticos. Geralmente, estes produtos são adquiridos de fontes ligadas a criminosos e podem inclusive causar efeitos graves e permanentes em seus usuários, que muitas vezes desconhecem a verdadeira origem do produto.
No carro estavam duas pessoas, sendo pai e filha. A motorista foi presa em flagrante e encaminhada à Polícia Federal, tendo o veículo apreendido.
Assessoria