O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), realizou uma fiscalização à obras civis em Foz do Iguaçu. Devido a grande demanda por fiscalização, foi necessário o apoio de fiscais de outras regiões do estado.
Ao todo foram fiscalizadas 230 obras de médio e grande porte, das quais 173 foram constatadas algum tipo de irregularidade. Esse número equivale a mais de 70% das obras em andamento na cidade. Destas, 43% não tinham profissionais habilitados e 31% não possuíam engenheiro civil.
Foram vistoriados projetos arquitetônicos, estrutural, hidráulico, elétrico, prevenção de incêndio e estruturação, além dos profissionais responsáveis. Em alguns casos foram verificados ainda, segurança do trabalho, elevadores e sistemas de geradores de energia.
“Isso nos preocupa bastante porque é uma questão de segurança da obra e dos trabalhadores. A questão de cumprimento das normas municipais ou da própria legislação municipal em alguns casos podendo estar sendo descumprida”, disse Geraldo Canci, gerente regional do CREA.
Os proprietários das obras com irregularidades foram notificados e receberam um prazo para a regularização. Caso não seja cumprido, poderão responder por exercício ilegal da profissão, além de multa.
Não foi constatada nenhuma obra que necessitasse de denúncia para interdição per meio da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.