Jornalista investigativo, Mauri König, vai receber Título de Cidadão Honorário de Foz nesta quarta (23)

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais da Câmara de Vereadores.

- Foto Walter Alves Agência de noticias gazeta do povo.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realiza Sessão Solene na próxima quarta-feira, 23 de março, às 09h, para entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao jornalista investigativo Mauri König. A honraria foi proposta pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), por meio do Decreto Legislativo nº 4, de 16 de novembro de 2021.

Konig é graduado em jornalismo pela UDC e em Letras pela Unioeste. Ele começou a atuar na imprensa de Foz em 1991, no extinto Jornal de Foz. No mesmo período, começou a atuar como assessor de imprensa na Foztur, empresa que gerenciava o turismo na cidade. Em 1994 foi contratado como correspondente local da Folha de Londrina, ao mesmo tempo em que iniciou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. Em 1997, assumiu a Diretoria de Imprensa da Prefeitura de Foz, oportunidade em que se desligou dos dois jornais.

Em Foz, Mauri trabalhou como correspondente da Gazeta Mercantil e do jornal o Estado do Paraná. Em 2003, teve de se mudar para Curitiba, devido a ameaças de mortes decorrentes de uma reportagem produzida para a Gazeta do Povo, que tratava de roubos de carro na fronteira.

Em seus trabalhos de maior destaque está uma série de reportagens sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, publicada na Gazeta do Povo e que depois foi ampliado para o livro “Brasil Oculto”, publicado em 212. König também já publicou matérias sobre os atrativos turísticos, os impactos positivos de Itaipu na economia local, o convício harmonioso de dezenas de etnias que vivem em Foz.

Mauri Konig é um dos jornalistas investigativos mais premiados do país. Em 30 anos de carreira, recebeu 38 prêmios o Brasil e o exterior. Ele já recebeu Maria Cabot Prizem mais importante premiação concedida a jornalistas estrangeiros pela Universidade de Colúmbia (EUA); Lorenzi Natali Prize, entregue pela União Europeia. No Brasil, ele já venceu Prêmio Esso e Prêmio Vladimir Herzog.

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais da Câmara de Vereadores.

Câmara de Vereadores

Sair da versão mobile