O sucesso do curso de Suporte Básico de Vida (SBV) realizado no último dia 12 (sábado) pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), foi motivação para a abertura de uma nova turma para atualização das técnicas de atendimento a Paradas Cardiorrespiratórias, a ser realizado no próximo dia 9 de maio.
O evento, que se estendeu durante todo o sábado (12), foi realizado pelo Instituto de Ensino de Pesquisa (IEP), ministrado pelos enfermeiros da Educação Continuada, e contou com 20 participantes. “O Costa Cavalcanti é uma instituição de credibilidade, e tenho participado de todos os cursos oferecidos pelo Hospital”, acrescentou o estudante de medicina, Altenor Silva. Para a fisioterapeuta Emille Santana: “Treinamentos como este somam ao nosso currículo profissional e acadêmico”, frisou.
A capacitação do próximo dia 9 de maio será dividida em duas etapas: teoria e prática. Reconhecimento de uma Parada Cardiorrespiratória, com a utilização de manequins de simulação para treinar compressão e ventilação da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), que proporcionam um feedback em tempo real, por meio de um aplicativo integrado ao equipamento, que possibilita acompanhar a evolução do aprendizado do aluno durante o treinamento, é uma das aulas. “Utilizaremos ainda o DEA trainer (desfibrilador externo automático) para simular um equipamento, que possui dez cenários de parada cardíaca, compatíveis com programas de treinamento desenvolvidos por programas de socorristas reconhecidos internacionalmente”, contou o enfermeiro da Educação Continuada, Alexandre Mazaron.
São apenas 20 vagas, dez para colaboradores do HMCC, que poderão se inscrever gratuitamente, e mais dez para profissionais de fora. A inscrição deve ser feita pelo https://www.even3.com.br/2sbv2022, e o custo é de R$ 150,00. Os participantes receberão certificado de participação do curso.
Assessoria HMCC