O governo da Argentina habilitou na terça-feira (15) mais quatro travessias internacionais, duas delas com o Brasil e duas com o Paraguai. São eles os passos Comandante Andresito-Capanema (Brasil), Puerto Panambí-Porto Vera Cruz (Brasil), Porto Rico-Puerto Triunfo (Paraguai) e Eldorado-Puerto Mayor Julio Otaño (Paraguai).
Em Capanema, a passagem é por via terrestre, já que a travessia se dá pela ponte internacional sobre o Rio Santo Antônio, enquanto nas outras três cidades, a conexão se dá por meio de balsas entre os rios Paraná e Uruguai.
A normativa foi publicada no Diário Oficial da Argentina, um dia antes de completar dois anos das fronteiras fechadas como medida preventiva para frear o avanço do coronavírus. O documento autoriza a reabilitação de passagens internacionais como corredores seguros. Essas quatro fronteiras se juntam às oito que foram habilitadas anteriormente em Misiones, embora ainda existam outras 24 esperando.
Com o Paraguai, até agora estava aberta a Ponte Internacional São Roque González de Santa Cruz, ligando Posadas a Encarnación, enquanto várias travessias já haviam sido reabertas com o Brasil, como Puerto Iguazú-Foz de Iguazú, San Javier-Porto Xavier, El Soberbio-Porto Soberbo, Alba Posse-Porto Mauá, Bernardo de Irigoyen-Dionisio Cerqueira, San Antonio-Santo Antonio e San Pedro-São Miguel do Oeste. Nos dois últimos casos, apenas a travessia vecinal estão permitidas, por falta de efetivo da Polícia Federal brasileira.