O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sitrofi), Dilto Vitorassi, acredita que faltou a participação da população no desenvolvimento do novo sistema de transporte coletivo urbano, em operação na cidade desde o último domingo (13).
Vitorassi analisou durante o programa Contraponto, da Rádio Cultura, nesta terça-feira (15), os primeiros dias de operação da Viação Santa Clara. Para ele, os usuários preferem maior agilidade no transporte, do que ar-condicionado.
“Ninguém gosta de ficar dentro do transporte coletivo por uma hora pra vir da Vila C ao centro da cidade, se você tem o cobrador, melhorar as linhas, tirar os quebra-molas e melhorar as canaletas por onde passam os ônibus, você pode fazer esse percurso em 35 ou 40 minutos. Então, ar-condicionado pa5a ficar dentro uma hora?”, indagou o sindicalista.
Vitorassi afirmou ainda, que a empresa participou da licitação com informações que não traduziam a realidade do transporte local e que o número de ônibus estabelecidos não serão suficientes. “Por enquanto eu vou isentar o empresário que chegou na cidade, porque ele chegou sobre um edital todo torpe, dizendo que 66 ônibus cobririam”, disse.
O Foztrans informou hoje, que a partir de quarta-feira a frota da viação será ampliada para 73 ônibus, com expectativa de chegar a 90 veículos.