Começou nesta semana a obra de alargamento das faixa de areia da orla de Matinhos, no litoral paranaense, com a instalação dos tubos para dragagem da areia. A obra que é realizada pelo Consórcio Sambaqui está orçada em R$ 500 milhões e deve ser concluída até a próxima temporada de verão.
Com o alargamento, a praia deve ganhar entre 80 e 100 metros de faixa de areia. O projeto também prevê obras de mobilidade e paisagismo.
Uma das empresas do consórcio é a mesma que realizou o alargamento da faixa de areia da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, concluída em dezembro do último ano.
“É inegável o bom resultado que aconteceu lá em Camboriú, e a gente espera aqui também, num curto espaço de tempo, provavelmente entre final de junho e novembro, nós teremos a engorda da praia, a parte da areia concluída graças a eficiência que essa empresa traz lá de Camboriú”, disse Everton Souza, presidente do Instituto Água e Terra (IAT).
A primeira prevê um trecho de seis quilômetros de obras entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, onde serão transferidos mais de três milhões de metros cúbicos de areia.