Há 22 anos, o casal Mary e Paulo, de Campo Grande (MS), começou a participar de corridas de rua. Foi apenas o pontapé para pegarem gosto pelo esporte e não largarem mais o hábito, participando de provas nacionais e internacionais. No próximo domingo (20), eles estarão, pela 12ª vez, na Meia Maratona das Cataratas.
A prova é considerada a “queridinha” pelos dois, que só deixaram de participar em 2015, quando estavam na fase final dos treinamentos para a Maratona de Porto Alegre. “Temos um carinho muito especial pela Meia Maratona das Cataratas. Finalizar uma prova junto às Cataratas do Iguaçu é indescritível. Não tem nada igual. É um privilégio para os corredores”, elogia Paulo Roberto Donato, 67, casado com Marilis Mariotto Donato, 65. Ambos são empresários em Campo Grande (MS).
Além do reencontro com a prova (que não aconteceu em 2020 e 2021 em razão da pandemia), essa edição da #MeiaDasCataratas terá um gosto ainda mais especial para o casal. Será o momento para celebrar a vida de Mary, que em abril do ano passado foi diagnosticada com mieloma múltiplo, câncer que acomete um tipo de célula da medula óssea. Com muita determinação e otimismo, ela encarou o tratamento que contou com sessões de quimioterapia e um transplante realizado com sucesso. Inclusive, essa data do “renascimento” de Mary (6/12/2021) está gravada na pele de Paulo e do filho Paulo César, que fizeram uma tatuagem em homenagem à vitória.
Mesmo durante o tratamento, Mary manteve a rotina de treinamentos – corrida, musculação e pilates – com exercícios de menor intensidade. As atividades só foram mesmo interrompidas na época do transplante e retornaram, com acompanhamento médico, logo após a alta hospitalar.
“Não imaginávamos participar de alguma prova de imediato, mas como tudo conspirava a favor vimos que poderíamos retornar justamente naquela que é mais que especial para nós. A planilha de treinos está sendo seguida a rigor e com muita alegria! A 13ª edição da Meia das Cataratas nos aguarda”, comemora Paulo.
Longa trajetória em corridas de rua
Nestes 22 anos de corridas de rua, Mary e Paulo já participaram de dezenas de provas, como a tradicional São Silvestre (São Paulo) e outras em diversos lugares do mundo, como Lisboa, Paris, Boston, Assunção, Berlim, Londres, Amsterdã e Nova Iorque. Além de carregar muitas histórias na mente, o casal guarda com carinho as medalhas e troféus de cada competição. “Para nós, as amizades que fizemos através da corrida nos enche de orgulho”, frisa o corredor.
Para a Meia Maratona das Cataratas, independentemente do tempo do percurso, o objetivo é concluir a prova. “A Mary correrá sem pretensão de tempo. Eu provavelmente chegarei antes, mas retornarei ao Hotel das Cataratas para aguardá-la e chegar com ela. Certamente serão momentos de grande emoção!”, garante Paulo.
Meia Maratona das Cataratas
Com duas opções de percurso – 21km e 8km –, a Meia Maratona das Cataratas será realizada no dia 20 de março (domingo), integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As inscrições para essa edição já estão encerradas.
A retirada do kit para os atletas inscritos ocorrerá no Marco das 3 Fronteiras, nos dias 18 e 19 de março, das 10h às 22h. Todos os corredores precisarão apresentar comprovante de vacinação na hora de retirar o material, conforme decreto do município de Foz do Iguaçu.
Os acompanhantes que quiserem assistir à chegada dos participantes deverão adquirir o ingresso no dia da visita, nos terminais de autoatendimento do Parque Nacional do Iguaçu, localizados no Centro de Visitantes, reservando a vaga no ônibus das 7h30.
A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.
13ª Meia Maratona das Cataratas
Data: 20 de março de 2022 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu
Central de Atendimento ao Corredor – WhatsApp +55 (45) 9137-3444 – wa.me/5545991373444