As empresas de transporte por aplicativo 99 e Uber anunciaram que irão aumentar os valores pagos aos motoristas parceiros. A decisão é uma forma de diminuir os impactos gerados pelo aumento dos combustíveis no Brasil, anunciado na última semana pela Petrobrás.
A empresa 99 informou que reajustará a tarifa dos motoristas em suas corridas em 5%. Esse porcentual será o suficiente para anular o crescimento dos gastos com gasolina para os motoristas que trabalham pelo aplicativo. A companhia também anunciou a diminuição das taxas cobradas aos parceiros em alguns períodos do dia, ampliando o pacote “Mais Ganhos”, permitindo um ganho de 100% da corrida em alguns horários e cidades.
A Diretoria de Operação da 99 informou que mesmo com o aumento nos custos das corridas, o número de motoristas cadastrados no app continua de 750 mil. A 99 informa também, que novos métodos de subsídio estão sendo pensados para ajudar os motoristas. A última mudança feita pelo app foi outubro do último ano, quando foi criado um modelo ampliou os pagamentos de 10% a 25% aos motoristas, sem repassar o custo integralmente aos passageiros.
Já a Uber promete elevar em 6,5% o valor das corridas de forma temporária. O aplicativo promete investir R$ 100 milhões no Brasil nas próximas semanas em iniciativas “voltadas ao aumento nos ganhos e redução dos custos dos parceiros”.