A prefeitura de Cidade do Leste, no Paraguai, retirou de circulação 18 ônibus do transporte coletivo nesta terça-feira (8). A ação foi iniciada na segunda-feira, quando quatro ônibus foram impedidos de rodar devido as péssimas condições.
A ação acontece após um acidente no último último final de semana, quando um ônibus atravessou a rodovia PY 02, no km 5,3, batendo contra uma motocicleta. O piloto de 32 foi internado em estado grave e a esposa, de 30 anos, morreu no local.
No domingo (6), o prefeito Miguel Prieto anunciou a rescisão do contrato com uma das empresas que prestam o serviço de transporte de passageiros na cidade. “Tomei a decisão de reincidir o contrato com a empresa de transportes Mburucuya e todas aquelas que estejam com mínimas condições de operar”, disse.
A Prefeitura de Cidade do Leste já havia divulgado um projeto de municipalização do serviço de transporte coletivo urbano, que, segundo o município, está em estado avançado. São 20 ônibus elétricos que funcionarão com o apoio da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) do Paraguai, para a atualização do sistema elétrico e instalação de pontos de recarga.
Estima-se que cerca de 100 mil pessoas utilizem o transporte coletivo da cidade, que na maioria são transportados em ônibus com cerca de 40 anos de fabricação. O mau estado dos veículos fez com que fossem apelidados de “chatarra“, sucata em português.