A Sanepar iniciou o trabalho de vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis de Santa Terezinha de Itaipu. Durante os meses de março e abril serão visitados cerca de 1.800 domicílios dos bairros Parque dos Estados, Loteamento Jardim Serra Azul, Loteamento Residencial Santa Lúcia, Santa Felicidade, Parque das Laranjeiras, Loteamento Residencial Tarumã e Parque das Araucárias.
O objetivo é verificar se as ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto foram executadas corretamente e se as instalações hidrossanitárias estão em conformidade com as orientações da Sanepar e se atendem a legislação ambiental.
O trabalho está sendo feito pelas equipes da empresa Engezzi Engenharia, contratada pela Sanepar. Os agentes socioambientais foram treinados para o trabalho e usam uniforme e identificação com a inscrição “a serviço da Sanepar”. As equipes também utilizam equipamentos de segurança e seguem os protocolos de prevenção à Covid-19.
Para fazer as vistorias, os técnicos solicitam autorização do cliente para entrar nos imóveis. Os testes são feitos com corantes à base de água. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Em caso de situação irregular ou fora do padrão exigido pela Sanepar, o cliente é orientado e notificado, e terá um prazo para fazer a regularização.
As vistorias não têm nenhum custo para os clientes e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.
O trabalho das equipes depende do acesso ao imóvel para vistoriar os três pontos de lançamento de esgoto doméstico: banheiro, cozinha e lavanderia. Todo o esgoto desses locais deve ser destinado à rede pública da Sanepar, que faz a coleta e o tratamento adequados.
Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar a ela. “Bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças”, destaca o gerente regional da Sanepar Nilton Perez.
Cuidados com a ligação
A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das calhas, proveniente da chuva, para as galerias de águas pluviais. Entre as irregularidades, estão o lançamento de água da chuva, lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo para dentro do imóvel.
Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia) ou diretamente na Central de Relacionamento com o Cliente em Santa Terezinha de Itaipu, na Rua Manoel Moreira Pena, nº 1.538, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
AEN