Os comerciantes de Cidade do Leste, no Paraguai, querem melhor infraestrutura no centro da cidade para receber melhor os turistas, com vagas de estacionamento e melhor organização viária. Para isso, foi proposta a divulgação e aplicação da portaria que contempla vagas para o estacionamento de ônibus e veículos de turistas.
Os empresários reconhecem que a atividade comercial está cada vez mais escassa e os ônibus de compristas não chegam mais e por isso seria necessário promover a melhoria do microcentro comercial.
A afirmação foi feita pelo empresário Said Taigen, dirigente da Câmara de Comércio e Serviços de Cidade do Leste, durante uma audiência pública na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na quinta-feira (3). Taigen enfatizou que é preciso definir espaços que facilitem a circulação dos turistas, que hoje encontram todo tipo de obstáculos ao chegar à cidade.
Lembrou ainda, que deve ser respeitada a disposição municipal relativa aos locais onde podem circular e estacionar caminhões de médio porte para a descarga de mercadorias destinadas ao comércio, facilitando ao acesso às lojas e não dificultando a circulação de demais veículos. Taigen disse que existem normas para a carga e descarga mercadorias, que na prática não acontece.
Organizar e divulgar
Levando em conta que há muito tempo Cidade do Leste não recebe mais ônibus turísticos devido à redução substancial de visitantes compristas, o empresário reiterou que é preciso organizar o microcentro, torná-lo confortável para os visitantes, melhorar sua infraestrutura e divulgar amplamente os setores de circulação e estacionamento.
Said Taigen também pediu apoio à Câmara Municipal para o projeto de lei do Regime de Turismo Comercial, que está em discussão no Congresso Nacional.
Enquanto isso, Magno Álvarez, cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, Argentina, também pediu que os turistas argentinos possam ter uma presença tranquila na cidade com a disponibilidade de estacionamento gratuito.
Portaria nº 5/2018
Essa portaria foi a citada pelo empresário Said Taigen e refere-se às ruas específicas em que podem ser criadas vagas para estacionamento de carros de passeio e turísticos gratuitamente. A norma foi produto de uma solicitação da Câmara de Comércio e Serviços de Cidade do Leste.
A portaria também contempla horários e tipos de caminhões que podem entrar no centro da cidade para a descarga de mercadorias.