O cônsul do Paraguai em Puerto Iguazú, na Argentina, Magno Álvarez, anunciou durante uma entrevista neste final de semana, que há um real interesse do país em iniciar as gestões para a construção de uma ponte que ligue a cidade de Presidente Franco (PY) e Puerto Yguazú. O anúncio foi feito com a presença das autoridades de Franco e da deputada paraguaia Roya Torres.
“No próximo dia 21 de março, o chanceler paraguaio virá a Presidente Franco para assinar a ata de interesse para a construção da ponte”, disse Álvarez.
Com este protocolo, as autoridades poderão iniciar os trabalhos de projeção e procura de uma fonte de financiamento, podendo iniciar as etapas para a execução do projeto. A deputada do Alto Paraná, Roya Torres, indicou que a partir de agora dará início ao processo para que o Congresso declare a emblemática obra de Interesse Nacional.
Atualmente, a travessia entre as duas cidades é feita de balsa. A outra opção para chegar a uma duas cidades, é passar por Foz do Iguaçu pelas pontes da Amizade e tancredo Neves, uma distância de cerca de 20 km.