Durante entrevista ao programa Contraponto, da Rádio Cultura, nesta sexta-feira (25), o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) soube do problema da falta de legista no Instituto Médico Legal (IML) de Foz do Iguaçu. No mesmo instante, o deputado entrou em contato com a direção estadual do IML.
“Ninguém falou comigo sobre isso ainda, vocês são os primeiros. Vou conversar com o pessoal do IML aqui e ver com eles o que eu posso fazer de imediato”, afirmou Bakri.
Em reposta ao deputado, o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, , informou que um profissional locado em Cascavel será transferido para Foz do Iguaçu já na próxima semana.
“Foz do Iguaçu realmente precisa de médico para fechar a escala. Porém, não tem mais para chamar do concurso. Teremos que fazer novo concurso. Para resolver imediatamente conseguimos um médico de Cascavel que tem interesse de ser removido para Foz do Iguaçu. Em Cascavel temos aprovados no concurso, assim chamaremos o aprovado de Cascavel para permitir a transferência para Foz do Iguaçu. Saíra autorizo do governo semana que vem, aí já convocamos o médico”, disse Grochocki.
Em novembro de 2021, a falta de médico legista causou um colapso no IML da cidade, quando corpos tiveram que ser enviados para outros municípios como Toledo, para passar pela necropsia.