O rugby de Foz do Iguaçu inicia suas atividades a todo vapor no próximo domingo (20). No Estádio do ABC será realizada a primeira competição da temporada de 2022, o Torneio da Amizade Três Nações. Esta será a primeira edição do torneio que contará com equipes do Brasil, Paraguai e Argentina. Na quinta, 18, o Cultura nos Esportes conversou com Yuri Reis e Daiana Pedroso sobre a competição e o planejamento para a temporada 2022.
Além do Foz Rugby, outras equipes que marcaram presença são o Cascavel Rugby Clube e o Toledo Rugby Club. Equipes do exterior também marcarão presença, é o caso do Cataratas Rugby Club e do Caraya, ambos da Argentina, e também o Club Social Area 1 Rugby e o Franco Los Bufalos, ambos do Paraguai. O torneio começa a partir das 10h no campo anexo ao Estádio do ABC. Durante o evento será obrigatório uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
“A expectativa é de trazer o nosso esporte para a comunidade, para que ela participe e assista. Esse torneio é amistoso, serve para podermos testar algumas coisas, o ritmo do ano e também é um convite para que o pessoal possa participar conosco”, conta Yuri Reis, jogador da equipe do Foz Rugby.
No Torneio da Amizade Três Nações a modalidade disputada no masculino será o Tens, com 10 jogadores para cada lado, e no feminino será a modalidade convencional com 15 atletas para cada equipe. A competição irá servir também para troca de experiências com atletas argentinos, que são uma potência no cenário do rugby mundial. “Para nós é um privilégio de estar em meio de dois países que tem mais cultura no esporte do que o Brasil enquanto possamos desenvolver essa cultura por aqui também”, relata Reis.
Na temporada 2021, o Foz Rugby conquistou a terceira colocação nos Jogos Abertos do Paraná e também no Campeonato Paranaense, nas categorias masculina e feminina. O foco também é a preparação para o Campeonato Paranaense que terá início em 12 de março, na cidade de Toledo.
Além das partidas disputadas, após o evento haverá uma confraternização entre os integrantes das equipes, algo que é tradicional do rugby. Na modalidade feminina, essa parceria entre as equipes também é executada dentro de campo, com o empréstimo de atletas que serve para fomentar o rugby entre as mulheres.
O rugby, além de esporte, também atua como uma forma de inclusão e função social dentro da cidade. Antes da pandemia, o projeto Educa Rugby acolhia mais de 120 crianças dos bairros de Foz do Iguaçu, mas o projeto teve que ser paralisado por conta do coronavírus. A tendência é que o projeto seja retomado após o fim da pandemia.
Para os interessados em fazer parte da equipe, os treinamentos ocorrem aos sábados às 16h para a equipe masculina. Já o feminino, treina nas segundas-feiras às 19h30 no Gramadão da Vila A; nas quartas-feiras às 19h15 na quadra da areia da Igreja Matriz Vila A e aos sábados também às 16h no campo anexo ao Estádio do ABC.
Por Eduardo Machado