A Receita Federal realizou na manhã desta sexta-feira (18) a apreensão de 33 kg de cocaína em um contêiner que tinha como destino final o porto de Hamburgo, na Alemanha. Esta foi a segunda apreensão da droga realizada pelos servidores do órgão em 2022. No ano passado, a Receita Federal impediu o tráfico de 4,39 toneladas de cocaína em 23 operações realizadas no complexo portuário de Paranaguá.
A cocaína foi introduzida no motor de refrigeração de um contêiner que levava carne congelada para a Europa. O motor de refrigeração pode ser acessado externamente por criminosos, que tentam enviar o entorpecente escondido entre as peças da máquina sem o conhecimento do exportador. Ao realizar a inspeção de rotina das cargas a serem enviadas para o exterior, os servidores da Receita Federal perceberam os volumes estranhos no motor de refrigeração e efetuaram a apreensão.
Somados aos 57 kg de cocaína apreendidos na primeira semana de janeiro, já são 90 kg da droga retidos pela Receita Federal em Paranaguá. Além disso, informações repassadas pela inteligência da Receita Federal para a Aduana do Uruguai resultaram na apreensão de 200 kg de cocaína que haviam sido introduzidos no Porto de Paranaguá em um lote de automóveis com destino ao porto de Montevidéu na sexta-feira passada (dia 11).
Assessoria