Incêndios fora de controle arrasam nordeste argentino

Incêndios provocados por uma seca sem precedentes devastam centenas de milhares de hectares na província argentina de Corrientes, causando prejuízos de milhões de dólares e danos ambientais graves, informaram autoridades, produtores e ambientalistas.

O relatório mais recente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), de 7 de fevereiro, estimou a área afetada pelo fogo em 520 mil hectares de pastagens e cultivos, aproximadamente 6% do território provincial, uma área equivalente à da Sérvia.

O fogo avança diariamente, consumindo milhares de hectares. Não há registro de vítimas entre os moradores. A associação de produtores Coninagro estimou que 4,2 milhões de dólares foram perdidos no cultivo tradicional de erva-mate, 44,6 milhões em campos de arroz e outros tantos devido à morte de 70.000 cabeças de gado.

O Serviço Nacional de Combate ao Fogo reportou seis grandes focos ativos, em Curuzú Cuatiá, Concepción, San Miguel, Ituzaingó, Santo Tomé, Loreto e Bella Vista, e um já controlado, em Mercedes.

Os técnicos do INTA apontaram que de meados de janeiro até agora a área atingida por incêndios rurais aumentou mais de seis vezes: de 80.406 hectares queimados passaram a 518.965 no total.

Fonte: MetSul

Sair da versão mobile