Atletas iguaçuenses tentam arrecadar dinheiro para participar de competição de canoagem slalom

Jovens viajam com recursos próprios e veículo quebra durante deslocamento para o Rio de Janeiro

Três atletas de Foz do Iguaçu pretendem participar da Seletiva Nacional de Canoagem Slalom que será realizada no Rio de Janeiro. Os jovens viajam de Foz do Iguaçu para outros municípios com recursos próprios para participar de competições de canoagem slalom, modalidade olímpica e presente nos Jogos Olímpicos desde 1936. Os meninos participaram do Festival das Águas em Guaratuba, entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

“Estamos focados para a competição no Rio de Janeiro, mas aproveitamos que era caminho e participamos do Paranaense nas categorias de caiaque polo, seaside cross e maratona oceânica”, afirma Edmar Borba.

Durante o trajeto do litoral do estado para o Rio de Janeiro, o veículo que se deslocavam teve o motor fundido e não conseguiram dar sequência à viagem. O imprevisto causou aumento nos gastos da equipe que procura recursos para conseguir dar continuidade ao trajeto. Na espera pelo conserto, os meninos estão alojados em um hotel na cidade Carapicuíba-SP.

Os atletas são:

Patrício Leo di Monaco, 18 anos, campeão brasileiro de canoagem slalom e slalom cross

João Victor Vieira, bicampeão brasileiro, atleta de 18 anos na categoria canoa simples de canoagem slalom

Edmar Borba, campeão paranaense, bicampeão Copa Brasil de Canoagem Slalom, tricampeão Brasileiro de Canoagem Slalom e Campeão Pan-Americano

Destaca-se o esforço dos atletas que improvisaram a pista para treinamento no Rio Tamanduá, onde treinam duas vezes por dia, ao amanhecer e também no fim da tarde. Os atletas fazem parte do Instituto Meninos do Lago e treinavam na Usina Hidrelétrica de Itaipu, mas o projeto teve que ser paralisado durante a pandemia.

A Seletiva Nacional de Canoagem Slalom da CBCa acontece entre os dias 10 e 13 de março no Rio de Janeiro e dá vaga para o Mundial Sub-23 que será realizado entre os dias 5 e 10 de julho em Ivrea, na Itália.

Por Eduardo Machado

Sair da versão mobile