O empresário e ex-prefeito Santin Roveda, de União da Vitória, conta sua experiência em administração pública no livro “O Compromisso de Inovar”, uma das poucas publicações sobre o assunto no país. O livro seria lançado no final do último ano, mas foi adiado após uma editora do Rio de Janeiro mostrar interesse em fazer da experiência uma publicação nacional.
Roveda conta os desafios de deixar os próprios negócios em segundo plano para se dedicar a administração de sua cidade. Mesmo com alta aprovação popular após quatro anos, o então prefeito decidiu não concorrer à reeleição. O motivo da decisão é contada no livro.
“Aas vezes elegem alguém porque tem um nome forte ou porque é conhecido. A gente tem um momento de eleger celebridade, de pessoas que estão na mídia e esquece da qualificação. E no dia seguinte ao votar vê essa pessoa atuando e não tem resultado. Porque não vê resultas? Porque essa pessoa não deveria estar ali não é qualificada, não se encaixa. Não tem ‘jogo de cintura’ para estar ali”, analisa.
Roveda acredita que um prefeito não muda uma cidade, mas, sim, as pessoas que vivem nela. “A visão do líder é criar um clima otimista para que o trabalhador, o empresário acredite, invista e ponha dinheiro”.
O empresário que é filiado ao Partido Liberal (PL) e atualmente é alinhado ao governo Ratinho Junior, do Paraná, deverá colocar o nome à disposição para uma candidatura a deputado federal, este ano. Roveda participou nesta sexta-feira do programa Contraponto, da Rádio Cultura.