O Paraguai adotou um novo protocolo sanitário para entrada no país, liberando viajantes paraguaios e estrangeiros vindos de países do Mercosul da apresentação do teste PCR negativo para a covid-19. A medida foi estendida à Bolívia.
O chefe da Direção de Vigilância e Controle de Fronteiras, vinculado ao Ministério da Saúde, Dr. Francisco López, explicou que cada viajante com mais de 12 anos deve preencher um formulário de declaração eletrônico no prazo de 24 horas antes para entrar em território paraguaio.
O viajante continua obrigado a apresentar na entrada do país o comprovante de vacinação contra a Covid-19, tendo tomado a segunda dose 14 dias antes, ou no caso da vacina de dose única. Continuam obrigados a apresentar o teste PCR aquele viajante que chegue ao país com algum sintoma da doença.
O estrangeiros ou residentes no país que não estejam vacinados ou com calendário de vacinação incompleto, deverá manter isolamento preventivo por 10 dias e realizar teste RT-PCR no 5º dia de isolamento.
Viajantes do Mercosul
Ao flexibilizar as medidas para aos demais países do Mercosul, o Paraguai favorece que a Argentina também atualize seu protocolo para eliminar o teste para o trânsito vecinal. “Como há uma circulação regional, os testes são medidas preventivas e, de acordo com isso, a Argentina atualize seu protocolo para eliminar o teste e peça apenas o certificado de vacinação”, disse López.