O Paraguai anunciou nesta quarta-feira, 09, que faltam apenas 5km de asfalto para concluir a Rota Bioceânica. A rota, que cruza o país, ligando Carmelo Peralta, na fronteira com o Brasil, a Loma Plata, na tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Bolívia, dará acesso aos portos do Chile, inclusive de cargas brasileiras saindo do Mato Grosso do Sul.
A rodovia deve reduzir em 17 dias o tempo de transporte até o porto, que atualmente é o Porto de Santos. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Juan Rivarola, o trecho que ainda falta corresponde ao trecho 11, e logo em seguida a implantação da sinalização, entre os trechos 11 e 12, completando o total de 20 etapas dos 277 quilômetros de rodovia.
A obra é considerada um marco para o Paraguai, principalmente para o desenvolvimento do Chaco, no departamento de Alto Paraguay, que até o início das obras, em 2019, não tinha nenhum metro de asfalto construído. Dos 277 quilômetros, 163 ficam dentro do Chaco. A obra terá ainda uma Ponte Internacional, financiada pela Itaipu Binacional, Ligando Carmelo Peralta, no Paraguai, à Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
Fonte: ABC Color