A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu informou que das 28 mortes em decorrência da covid-19, registros no último mês de janeiro, 20 não estavam vacinadas ou não completaram o esquema vacinal, representando 72%.
As outras oito pessoas (28%), possuíam vacinação completa, porém, todos possuíam alguma comorbidade ou fator de risco. Hipertensão e diabetes são as doenças mais dominantes entre esses óbitos. Mesmo assim, o número de óbitos pela covid no último mês é 62,1% menor em comparação a 2021.
“Infelizmente como é um volume muito grande casos acaba fazendo pressão na área hospitalar, porque as pessoas com comorbidades, pessoas com doenças crônicas, tem uma vulnerabilidade maior em relação à covid. Que está internando são aqueles indivíduos que não vacinaram ou tem esquema incompleto ou tem uma comorbidade muito grave”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu, Roberto Doldan.
No último mês foram registrados na cidade 18.967 contaminações pela covid. O número de contaminados começou a diminuir em 20 de janeiro, dia em que foram registrados mais de mil casos em 24 horas na cidade.