O secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Reginaldo Silva, participou nesta terça-feira (8) do programa Contraponto, da Rádio Cultura, para falar sobre os constantes furtos de cabos de energia e telefonia na cidade.
O material que é furtado para a retirada do cobre e ser revendido, afeta comércios, residências e prédios públicos alvo dos bandidos. Silva informou que já foram feitas 40 prisões em flagrante por furto de fios. Em um desses casos, a mesma pessoa já havia sido presa 11 vezes pelo mesmo crime.
Sobre quem compra os cabos furtados, o secretário informou que em uma das operações conjuntas entre a polícia e órgãos de fiscalização do município, vários mandados foram cumpridos em locais suspeitos de receptação, onde em dois foi comprovada a origem do delito.
O secretário informou que essas operações serão retomadas e pediu que a população ajude por meio de denúncia.
A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, que além do trabalho de repressão à crimes, também cuida dos prédios públicos do município, está com falta de efetivo. Em 2011, a corporação que contava com 400 agentes patrimoniais, atualmente trabalha com 120.